10 nov Saiba como economizar energia de seu elevador
Cortar os gastos de um condomínio está na lista de prioridades de síndicos e administradores. A tarefa não é fácil, mas é necessária. E com um bom planejamento é possível encontrar saídas para diminuir a conta no final do mês.
Diminuir o consumo de energia elétrica é uma delas. Para efeito comparativo, vale a pena prestar atenção em alguns dados. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), os edifícios estão no centro do debate sobre eficiência energética. Daqui a dez anos, em 2030, serão responsáveis por 31% do consumo total de energia, acima dos níveis de segmentos como o industrial (30%) e de transportes (28%).
Os elevadores estão entre os equipamentos que podem melhorar a eficiência energética urbana, puxando esses dados para baixo. Dependo da solução, a economia pode chegar a 40% só com a energia gasta pelo equipamento.
Uma solução bastante simples para diminuir o gasto de energia com o elevador é trocar as lâmpadas convencionais da cabina por modelos a LED, que consomem 75% menos energia e têm uma durabilidade muito maior.
A iluminação do elevador também pode ser desligada total ou parcialmente, quando o elevador fica sem uso, no período da noite, por exemplo.
Os modelos de elevadores mais modernos já contam com o sistema stand by automático, que deixa o elevador em modo de espera, após cinco minutos sem uso, portanto, economizando energia. Ao receber uma chamada, ele volta a funcionar automaticamente.
A conta também diminui quando usamos o elevador de forma racional, como apertar o botão para ‘chamar’ apenas um dos elevadores disponíveis no andar e desligar o ventilador da cabina antes de sair do elevador. Vamos contribuir?
Fale com nosso comercial para um orçamento sem compromisso.
No Comments